SISTEMA DA INFORMAÇÃO
Administração
2013
Professor (a): Ednelza Freitas da Silva.
Unidade I
1. TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.
1.1. ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA
As origens da Teoria Estruturalista na Administração foram as seguintes:
A Oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas - aspectos diferentes entre as teorias. Teoria Estruturalista busca a síntese da Teoria Clássica (Formal) e Teoria de Relações Humanas (Informal). Incompatível entre. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber.
A Necessidade de visualizar “a organização como uma unidade social complexa com necessidade de interação entre grupos sociais. Ajuste maior entre Teoria Estruturalista com Teoria de Relações Humanas, que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas podem se opor a outros (como a maneira de distribuir os lucros). Seu maior diálogo foi com a Teoria das Relações Humanas.
A influencia do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão destas no estudo das organizações. Concentração nas organizações sociais. O estruturalismo influenciou nas ciências sociais como: a Filosofia, a Psicologia (com a Gestalt), A Antropologia (Claude Lévi-Strauss), a matemática (com N. Bourbaki), a Lingüistica, chegando até a teoria das organizações com Thompsom, Etizioni e Blau.
Novo conceito de estrutura. Preocupação com o todo e o relacionamento das partes que constituem esse todo. O conceito de estrutura é antigo. Heráclito, nos primórdios da história da Filosofia, concebia o “logos” como uma unidade estrutural que domina o fluxo