Sistema da informação
(Sistemas Especialistas)
Professor: Luigi
Alunos: Bruno Judson e Talita Turial
Disciplina: Inteligência Artificial
1. Parte escrita.
1.1. Introdução.
A inteligência artificial segundo Kurzweil "é a arte de criar máquinas que executam funções que exigem inteligência quando executadas por pessoas..." Sobre a aplicação de inteligência Artificial podemos incluir componentes e aplicações da ciência cognitiva, robótica e interfaces naturais. É um ramo da ciência da computação que procura estudar, compreender e simular o pensamento dos peritos e a cognição humana (especialistas). É muito ligada a ciência cognitiva, assim como, a neurociência, filosofia, psicologia e a linguística.
Os Sistemas Especialistas são aplicações da Inteligência Artificial muito aplicado nas empresas. Segundo O´Brien (2004), situa-se na área de aplicação da Ciência Cognitiva que se utiliza das disciplinas como: biologia, neurologia, psicologia, matemática, para verificar como os seres humanos aprendem, criam, e desenvolvem aplicações baseada no conhecimento com acompanhamento de um especialista. São sistemas que agem e comportam-se como um ser humano, e são utilizados para solucionar problemas em áreas específicas da empresa.
1.2 O funcionamento dos Componentes do Sistema Especialista.
O Sistema Especialista é a coleção de programas que solucionam problemas no domínio de interesse. Assim, é chamado de sistema, e não apenas programa, porque além de solucionar o problema, ele oferece suporte para o usuário interagir com o programa principal, podendo incluir depurações para ajudar o construtor de o sistema testar e avaliar o programa, facilidade de modificar o conhecimento e dados, e dispositivos gráficos para permitir a entrada e leitura de informações enquanto o sistema está em funcionamento.
O domínio especialista envolve o conhecimento de uma pessoa capaz de