Sistema da informação financeira
A Informação Financeira consiste em toda a informação contabilística sobre as actividades de um individuo ou de uma Organização (como uma empresa), no seu todo ou em parte.
[editar] Objectivos
A Informação Financeira tem como objectivo providenciar dados sobre a posição financeira da entidade a que se refere, das alterações desta e dos resultados das operações, a variados utentes, como o estado português ou de outro país, investidores, credores, público em geral, entre outros.
Para melhor atingir este fim, a informação financeira deve ser compreensível para aqueles que a querem analisar, distinguindo recursos económicos eficientes, demonstrando os resultados do exercício da gestão da entidade, e a responsabilidade desta sobre os recursos que lhe foram colocados à disposição.
[editar] Utentes
Os utilizadores da informação financeira podem ser classificados como internos ou externos:
Utilizadores Externos:
- Bancos
- Investidores
- Fornecedores
- Clientes
- Concorrência
- Estado
- Empregados
Utilizadores Internos:
- Administração e direcção
- Tomadores de decisões
- Empregados
Os empregados constam nos utilizadores internos e externos, na medida em que embora não tenham um acesso formal à informação, têm um percepção bastante real da situação da empresa.
[editar] Características Qualitativas da Informação Financeira
• Relevância e Materialidade
A Relevância, aplicada à Informação Financeira, avalia o impacto da informação nos utentes. Tem em conta as decisões destes e a avaliação que estes fizeram da informação. A Relevância da informação está intimamente ligada ao tempo; quanto mais demorado o lançamento de determinados dados, menor o valor da relevância.
A Materialidade é uma divisão da Relevância que mede o impacto desta. Normalmente, mede o impacto em termos materiais, isto é, quais foram os impactos materiais e financeiros quando a informação financeira foi providenciada aos utentes.
• Fiabilidade
A fiabilidade avalia a