Sistema da informaçao
De acordo com Fagundes E. Mayer (1996) o cobit é um sistema para gestão TI, inclui recursos tais como um sumario executivo, um framework, controle de objetivos, mapa de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicos de gerenciamento. As práticas de gestão que ajudam a aperfeiçoar os investimentos de TI e fornecem metrias para avaliação dos recursos.
O Cobit e um modelo de gestão de TI reconhecido internacionalmente que define trinta e quatro processos de gestão que podem ser implantado utilizando práticas de processos e modelos de gestão específicos, fornece informações detalhadas para gerenciar processos baseados em objetivos de negócios.
Projetado para três definições distintas: * Gerentes que necessitam avaliar o risco e controlar os investimentos de TI em uma organização.
* Usuários que precisam ter garantias de que os serviços de TI dependem dos seus produtos e serviços para os clientes internos e externos estão sendo bem gerenciados.
* Auditores que podem se apoiar nas recomendações do COBIT e avaliar o nível da gestão de TI aconselhar o controle externo da organização.
A principal vantagem do Cobit é no auxilio da gerência por indicadores chaves identificando e medem os resultados dos processos, avaliando o desempenho e alinhamento com os objetivos nos negócios da organização.
SAD
De acordo com Barbosa Geane o SAD é um sistema que coleta dados operacionais para uma melhor analise e decisões.
O SAD faz parte do conjunto de sistemas da informação que regem empresas em todo o mundo. O que a deferência dos demais sistemas de informação e que é direcionado ao planejamento estratégico, ajudando a resolver problemas organizacionais rotineiros, auxilia o gerenciamento dos dados específicos.
A principal vantagem com o SAD, possível trabalhar com diversas fontes e dados, necessita que se tenham informações especificas sobre o problema para que o gerente possa ter uma decisão tomada em questão de