Sistema circulatório
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de vasos sanguíneos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. É um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos (artérias e veias), e por uma bomba contrátil-propulsora que tem como função impulsionar humores (sangue e linfa) por toda rede vascular. Este sistema possui uma grande importância anátomo-clínica, pois contribui para a administração de medicamentos, sendo por via enteral (via oral com absorção no trato gástrico, sublingual e retal) e paraenteral (via intravascular, intramuscular e subcutânea), exames bioquímicos, contagem de células e patologias cardíacas e circulatórias.
1. FUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO 2.1. O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência, tais como: 2.2.1. Respiração: com o auxílio dos pulmões, responsáveis pela obtenção de O2, eliminação do CO2 e troca gasosa (hematose), comunica-se com os tecidos corporais por meio do sangue. 2.2.2. Nutrição: leva material o material nutritivo que é absorvido pela digestão dos alimentos às células de todas as partes do organismo. 2.2.3. Reguladora (hormônios): conduz hormônios que são substâncias liberadas por certos órgãos. Distribuídas pelo sangue e com a capacidade de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. 2.2.4. Proteção (defesa): pela corrente sanguínea circulam diversos anticorpos e células fagocitárias, constituintes da defesa contra agentes infecciosos.
2. DIVISÃO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO 3.2. Sistema sanguífero: é composto pelos vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração. 3.3. Sistema Linfático: formado por conjuntos de vasos condutores de linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos) e por órgãos linfóides (linfonodos e tonsilas). 3.4.