sistema circulatorio
Sem sangue não há movimento. Daí a importância do sistema circulatório para o esporte. Este sistema é tão importante que é o primeiro a ser testado pelos médicos quando o atleta inicia uma preparação física. É o sangue que fornece energia aos músculos para o movimento, através da água, dos nutrientes e do oxigênio.
Portanto, veremos nestas aulas, uma introdução deste sistema para o esporte e atividades físicas em geral.
Y Como todo sistema do corpo humano, ele tem que exercer funções para que não comprometa o movimento para as atividades físicas e esportivas. Principais funções do sistema circulatório para as atividades físicas e para vida além fazer o sangue circular por todo corpo, são:
Y Manutenção da HOMEOSTASE, que é o perfeito funcionamento de todos os sistemas do corpo.
Y Transportar oxigênio, nutrientes e água a todas as células do organismo através do sangue para gerar energia para os músculos se movimentarem;
Y Remove CO2 produzidos pelas atividades físicas, levando até o os pulmões para serem eliminados e trocados nos pulmões.
Y Transportam os hormônios que são responsáveis por regular o funcionamento de todo o corpo;
Y Tem como motor principal, o coração que bombeia o sangue para todas as partes do corpo;
Y Trabalhar em coordenação com os pulmões.
Y Principais componentes do sistema circulatório: Coração – vasos sanguíneos – sangue – miocárdio - marca-passo – hemoglobina – bulbo – pulmões;
Questionamentos desta aula:
1. Explique a frase usando o esporte: “o ritmo do funcionamento do sistema circulatório varia de acordo com as necessidades do organismo”.
2. Porque então o coração é tão importante para todas as atividades físicas?
R: Os ________ para realizarem todos os movimentos esportivos, necessitam basicamente de ____________, ___________ e ____________. Quem transporta tudo isso até às __________ é o ___________, através das _____________ do coração.
3. Com relação aos pulmões, qual é a sua