sistema circulatorio
O sistema circulatório abrange os sistemas vascular linfático e sanguíneo. Sendo que o sistema vascular sanguíneo é formado por:• Coração, órgão cuja função é a propulsão de sangue.• Artérias, órgãos eferentes que têm por função transportar, para os tecidos, sangue rico em nutrientes e oxigênio.• Capilares, uma rede de túbulos delgados que se anastomosam profusamente e através de cujas paredes se dá o intercâmbio entre o sangue e o tecido.• Veias, resultantes da fusão de capilares e se tornam mais calibrosas, à medida que se aproximam do coração, para onde trazem o sangue.
O sistema vascular linfático é uma via acessória que recolhe o líquido intersticial e o transporta novamente até o sangue. É importante, pois recolhe moléculas grandes de proteínas, restos celulares, bactérias, entre outros. No trato gastrintestinal tem função de absorção de nutrientes. De fundamental importância no controle da concentração de proteínas no líquido intersticial. Tem papel então no controle da concentração de proteínas, volume e pressão do líquido intersticial. Possui bomba própria de propulsão (válvulas + músculo liso). As moléculas protéicas não retornam ao líquido intersticial devido ao tipo especial de estrutura dos capilares linfáticos, que formam espécies de válvulas na sua parede.
VASOS SANGUÍNEOS
Estrutura geral:De modo geral os vasos sanguíneos apresentam as seguintes camadas:
• Túnica íntima- apresenta uma camada de células endoteliais que reveste a superfície interna do vaso. Lâmina limitante elástica interna.• Túnica média- formada principalmente por fibras elásticas, reticulares e proteoglicanas. Lâmina elástica externa. (Não existe nos capilares sanguíneos).• Túnica adventícia- consiste principalmente em tecido conjuntivo, com fibras colágenas e elásticas.
CAPILARES SANGUÍNEOSOs capilares sanguíneos podem ser agrupados em quatro tipos:Os contínuos ou somáticos – endotélio contínuo, sem fenestrações / poros; as células endoteliais dos