Sistema circulatorio
1) Descreva os tipos de capilares quanto à sua estrutura, importância funcional e ocorrência.
2) Compare os vasos arteriais e venosos de diferentes calibres segundo à sua constituição e espessura.
3) Relacione o papel das artérias de médio e de grande calibres no organismo com a composição da sua túnica média.
4) O que são e para que servem as valvas presentes nas veias e nos vasos linfáticos?
5) Quais são as funções do sistema vascular linfático?
1 – Os capilares tem em suas estruturas uma camada de células endoteliais (epitélio simples pavimentoso), com núcleo alongado, prolongamentos citoplasmáticos e junções comunicantes com as células endoteliais, são esses capilares responsáveis pelo transporte de oxigênio, nutrientes levados pelas artérias, e trazidos pelas veias gás carbônico e dejetos excretados pelos demais órgãos.
Capilares contínuos: os espaços intercelulares bem vedados pelas junções de oclusão com passagem de substancias através do processo de pinocitose (entrada de partículas solidas), encontrados nos tecidos musculares, nervosos e conjuntivos e barram a hematoencefalia por evitar a passagem de macromoléculas.
, Capilares fenestrados: no endotélio é encontrado poros (fenestras), protegido por um diafragma mais delgado (resistente), do que sua própria membrana plasmática, sua importância se dá pois é nela que há uma grande troca de substancias entre as células e o sangue, sendo presentes nos rins, no fígado e nas glândulas endócrinas (produzem e lançam substancias no sangue). Capilares sinusoides: contem esporos sem diafragma diferente do capilar fenestrado tendo também espaços entre as células, seu calibre é aumentado deixando ocorrer um grande intercambio de substancias entre sangue/tecido, e a entrada e saída de células sanguíneas.
2- Vasos arteriais: médio calibre (ou muscular) (0,5mm a 1cm de diâmetro)—ele é que é responsável por controlar o fluxo do sangue para os órgãos, grande calibre (ou elástica)