Sistema circulatorio
Circulatório
Disciplina: Medicina do Trabalho
Conceito
Sistema fechado onde circulam humores (sangue e linfa). O sistema circulatório é um sistema tubular constituído por uma vasta rede de tubos (vasos) de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo.
O sistema circulatório tem como funções, permitir a passagem do sangue através do coração e vasos para todas as partes do corpo.
Transportar nutrientes que foram absorvidos pela digestão dos alimentos e oxigênio às células do organismo que é incorporado ao sangue quando este circula pelo pulmão.
Transportar e remover os resíduos metabólicos celulares desde os locais onde foram produzidos até aos órgãos encarregados de eliminá-los.
E também como mais uma função temos a defesa do organismo, através de células especializadas para tal, contra substâncias estranhas e microrganismos.
É importante frisar que não existe comunicação desse sistema com o meio externo e para que os humores possam circular através dos vasos, há um órgão central, o coração, que funciona como uma bomba contrátil propulsora.
Pelo fato do sistema tubular ser fechado, as trocas entre o sangue a os tecidos vão ocorres em grandes redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas, os capilares.
Finalidade
É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins, transporte de hormônios, tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termorregulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes