sistema circulatorio.
A pressão arterial está dentro dos nossos vasos sanguíneos, resultado do batimento cardíaco e da contração dos nossos vasos sanguíneos quando o nosso sangue passa pelos mesmos para se espalhar pelo nosso organismo. Os nossos vasos sanguíneos funcionam como uma autêntica bomba para que o nosso sangue chegue a todas as partes do corpo, contraindo-se assim que o sangue passa para que este avance, “tarefa” essencial para que o sangue chegue aos pontos mais distantes do coração, como as pontas dos pés por exemplo.
Esta pressão arterial vai variando consoante a forma como encara o seu dia, ou seja, conforte o esforço que o seu organismo faz para realizar todas as tarefas diárias a que se tem que propor. Assim, a sua pressão arterial vai aumentar se estiver a realizar tarefas que envolvam o esforço físico, mas vai baixar e manter-se ao nível denominado de normal, quando estiver a descansar ou mesmo a dormir. No entanto, a própria postura que mantem ao longo do dia faz com que a pressão arterial se altere, pois se tiver largos momentos em pé, sem se deslocar ou sentar, é necessário que a sua pressão arterial aumente, fazendo assim com que o seu sangue chegue a todas as partes do corpo. No caso de a sua pressão arterial não estar de acordo com o que é pretendido, combinando com a imobilidade do seu corpo, algumas partes podem ficar dormentes pela farta de pressão no sangue.
A sua pressão arterial deve estar bastante bem controlada, pois quando esta está demasiado baixa ou alta pode repercutir-se em problemas de saúde bastante graves. O melhor mesmo é controlar a sua pressão arterial através de uma vida bastante saudável, combinando uma alimentação equilibrada (consequentemente vai melhorar a sua saúde e ainda manter um peso adequado ao seu organismo) e a prática do exercício físico (sempre adequando os exercícios ao seu corpo). Deve ainda medir a sua tensão, pelo menos uma vez por mês, seja com o seu médico de família ou mesmo na farmácia de serviço