SISTEMA CARDIOVASCULAR
CONCEITO
Sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põem em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionados pelas contrações rítmicas do corpo.
FUNÇÕES
· Transporte de material nutritivo e O2;
· Sangue: veículo; transporta nutrientes, O2 e produtos residuais do metabolismo; contém células de defesa;
· Permeabilidade seletiva;
· São constituídos de vasos (sanguíneos e linfáticos), humores (sangue e linfa), coração, órgãos hematopoiéticos e linfóides.
DIVISÃO
· Sistema sanguífero – vasos condutores de sangue (artérias, veias e capilares) e coração;
· Sistema linfático – vasos condutores de linfa (capilares linfáticos, veias linfáticas e troncos linfáticos) e por órgãos linfóides; os linfonódos e tonsilas que são os produtores das células de defesa;
· Órgãos hemopoiéticos – Medula óssea e órgãos linfóides (baço e timo) que são responsáveis pela produção das células do sangue.
MORFOLOGIA EXTERNA DO CORAÇÃO
Pericárdio – saco fibro-seroso que envolve o coração separando-o dos órgãos do mediastino e limitando a sua expansão durante a diástole ventricular.
Fibroso – externo e inelástico
Seroso – interno
O pericárdio é constituído por 2 lâminas: lâmina parietal (externa que forra a superfície interna do pericárdio fibroso, constituindo com o último um pequeno espaço virtual); e lâmina visceral (ou epicárdico que é a reflexão ao nível dos grandes vasos da lâmina parietal em direção ao coração recobrindo-o totalmente).
Cavidade pericárdica é a cavidade virtual compreendida entre os dois folhetos do pericárdio.
O coração a forma de um cone truncado e apresenta uma base (parte superior), ápice (parte inferior), três faces; esternocostal (anterior), diafragmática (inferior) e pulmonar (esquerda), bordas (direita e esquerda), superfície inferior e sulcos.
CORAÇÃO
Órgão