Sistema Cardiovascular
Bruna Domingues Dionísio, RA: C23145-2
FISIOLOGIA
Goiânia
2015
Bruna Domingues Dionísio, RA: C23145-2
FISIOLOGIA
RELATÓRIOS DOS SISTEMAS: CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO E DIGESTÓRIO
Trabalho apresentado à disciplina de Fisiologia do curso de Psicologia da faculdade UNIP – Universidade Paulista. Objetivando requisitos parciais para conclusão da mesma.
Orientador: Profª. Leticia
Goiânia
2015
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO
II DESENVOLVIMENTO
III CONCLUSÃO
I. INTRODUÇÃO
A função básica do sistema cardiovascular é bombear e levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.
O sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos. Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos.
Circulação Pulmonar e Sistêmica
Circulação Pulmonar - leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.
Circulação Sistêmica - é a maior circulação; ela fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.
II. DESENVOLVIMENTO
O Sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas:
- Coração: órgão