sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular apresenta dois tipos de vasos, as artérias e as veias. As artérias são mais resistentes, mais elásticas e mais flexíveis que as veias. Como regra geral, toma-se que todo o vaso que parte do coração é denominado artéria e que todo o vaso que chega ao coração é denominado veia. Independentemente de o sangue ser arterial (rico em oxigênio) ou venoso (rico em gás carbônico). A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio para as células, e carregar resíduos do metabolismo celular para os órgãos que farão sua eliminação que são por exemplo o fígado e os rins.
Porém existe uma força que impulsiona o sangue até os tecidos e o responsável por isso é o coração. O coração poderia ser comparado com uma bomba propulsora que produz trabalho através da contração de suas fibras musculares estriadas cardíacas.
O sistema circulatório pode ser dividido em duas partes: pequena circulação e grande circulação, sendo a primeira a que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e grande circulação a que é feito do coração até todos os tecidos do corpo humano através da artéria aorta.
A definição de artéria e de veia está relacionada a saída do coração (artéria) ou chegada ao coração (veia), e não ao fato de haver sangue com oxigênio ou sangue com gás carbônico em seu interior.
O coração é a principal parte integrante do sistema circulatório e está localizado dentro do gradil costal, estando desta forma protegido do meio externo pelas costelas.
Sua localização é no mediastino, especificamente na sua parte média, estando entre os dois pulmões mantendo uma relação de intimo contato com estes órgãos, e posteriormente ao