Sistema Cardiovascular
Estrutura do Sistema Cardiovascular
O Sistema Cardiovascular é composto de coração, vasos sanguíneos e sangue.
Sangue
O volume sanguíneo médio de uma pessoa é relativamente constante. Cerca de 45% do sangue é constituído por células ( leucócitos e hemácias ), que em conjunto, são denominados elementos figurados do sangue. O restante 55%, é formado pelo plasma sanguíneo, composto de água, proteínas, sais minerais, gases respiratórios, nutrientes e excretas metabólicas.
Vasos Sanguíneos: artérias, arteríolas e capilares
As artérias são vasos que levam o sangue do coração para as demais partes do corpo, e suas paredes são compostas por três camadas: a mais externa, de tecido conjuntivo; a intermediária, de tecido muscular não estriado e fibras elásticas; e a mais interna, formada por uma camada de células epiteliais, que recebe o nome de endotélio. Conforme se afastam do coração, as artérias se ramificam, diminuem de diâmetro e passam a ser chamadas arteríolas, que atingem o interior de órgãos e tecidos.
Estas, por sua vez, se ramificam ainda mais, dando origem aos capilares sanguíneos, vasos microscópicos constituídos apenas por uma fina camada endotelial. Os capilares permitem a passagem de nutrientes e as trocas de gases entre o sangue e as células dos tecidos. Além disso, conectam a rede arterial à rede venosa.
Figura 1. Esquema dos vasos sanguíneos. As setas representam a direção do fluxo sanguíneo.
Vênulas e Veias
Nos tecidos, os capilares se unem e formam pequenas veias chamadas de vênulas, cuja função é coletar o sangue dos capilares e encaminhá-lo para as veias, vasos que levam o sangue de volta ao coração. As veias têm estrutura similar à das artérias, porém sua parede é mais fina.
Coração
O coração está localizado entre os