Sistema cardiovascular
• Os componentes do sistema cardiovascular são três:
Sangue: Composto de uma parte líquida, o plasma, e de elementos figurados. O sangue transfere substâncias para o interstício, de onde passam para as células e vice-versa. Participa do transporte de gases, nutrientes, resíduos, hormônios e componentes do sistema de defesa. Contribui na distribuição de calor.
Poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos são animais avasculares, a maioria dos moluscos têm sistema cardiovascular aberto, enquanto anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados têm sistema cardiovascular fechado.
Coração: Órgão muscular oco, contraindo-se impulsiona o sangue pelos vasos sanguíneos. O músculo cardíaco do coração dos vertebrados é o miocárdio, suas contrações chamam-se sístole e o relaxamento, diástole.
Vasos sangüíneos: existem as artérias, veias e capilares que diferem quanto ao calibre, estrutura das paredes e presença ou não de válvulas. Nas artérias o sangue flui do coração para os tecidos do corpo sob alta pressão. Nas veias, o sangue flui dos tecidos para o coração, enquanto nos capilares acontece a troca entre o sangue e os tecidos. Retorno venoso é a volta do sangue ao coração pelo interior das veias, os fatores que permitem isso são:
Pressão residual: Pressão do sangue no início do território venoso das veias se faz sob baixa pressão.
Válvulas: Atuam como uma porta que se abre para um lado, no sentido do coração, permitindo a passagem do sangue, e fecha-se para o outro.
Ação muscular: Quando os músculos se contraem, forçando o sangue a seguir em direção ao coração.
• Sistema Linfático: É um sistema paralelo ao sistema cardiovascular fechado, serve para recolher parte do fluido intersticial, é um líquido que se move pelos vasos linfáticos. Este sistema é composto por órgãos linfóides, como timo, tonsilas, adenóides e o baço, este, que reconhece e destrói partículas estanhas e células sanguíneas velhas presentes no sangue.