Sistema Cantareira
ENGENHARIA AMBIENTAL
O SISTEMA CANTAREIRA E A CRISE HÍDRICA DE 2014
Ana Paula Nunes Cerqueira – RA: 20141879
Andrea Acacio – RA: 20142539
Dayane Cristina Moreira de Souza – RA: 20142495
Julia de Mello Fontana – RA: 20140491
Tiago de Freitas Silva – RA: 20142669
AMERICANA
2014
FAM - FACULDADE DE AMERICANA
ENGENHARIA AMBIENTAL
O SISTEMA CANTAREIRA E A CRISE HÍDRICA DE 2014
Trabalho apresentado pelo curso de Engenharia Ambiental, destinado à aprovação da disciplina Metologogia da Ciência, ministrada pela Profª MSc. Rosemary Diogo Sgai.
AMERICANA
2014
Dedicatória
Aos nossos familiares.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus acima de tudo a Profª. Rosemary Diogo Sgai pela oportunidade e a todos que torcem pelo nosso sucesso.
“A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.”
Francis Bacon
RESUMO
O Sistema Cantareira trata 33 mil litros de água por segundo, tratando-se de um dos maiores sistemas produtores de água do mundo. As seis represas que compõem o complexo estão em diferentes níveis, sendo interligadas por 48 km de túneis para aproveitar os desníveis e a acumulação de água por gravidade. Embora o sistema tenha sido construído de forma que a água seja efetivamente enviada ao reservatório para armazenamento, o consumo excessivo, o desperdício e a perda na própria rede de fornecimento são fatores que diminuem o volume total de água no Cantareira na época da estiagem da região Sudeste e que podem levar a medidas drásticas, como o racionamento. Este trabalho busca mostrar a importância do sistema para o abastecimento de cidades que dele dependem, principalmente a Grande São Paulo, e os recursos que estão sendo e que podem ser implementados para