Ergonomia
*1BARBOSA, Dayala Aparecida Mesquita.
*MANTOVANI, Samara Lugato.
*MARIA, Laiane Fernanda de.
**2RHADLER HERCULANI
“Entender como os locais de trabalho afetam o desempenho, a fadiga, o desgaste e os danos físicos é parte da abordagem ergonômica do projeto de trabalho”.
SLACK et al (1997).
RESUMO
A adequação dos ambientes de trabalho relacionados à ergonomia é de fundamental importância para a saúde dos trabalhadores. Este artigo busca caracterizar a produção científica sobre o tema e identificar os agravos à saúde dos trabalhadores relacionados à adaptação ao trabalho. Pensando nisso, a enfermagem do trabalho, engenharia humana, prevenção primária e saúde do trabalhador, identificou como agravos à saúde decorrentes das situações ergonômicas: contusões, acidentes envolvendo exposição a materiais biológicos, lacerações, alterações posturais, desgaste físico das articulações, músculos e ligamentos, dores generalizadas, deformações ósseas, entre outras. A maioria desses agravos são passíveis de redução mediante ações preventivas, implementadas por empregados e empregadores, de forma a contribuir para a melhoria das condições laborais e de saúde dos trabalhadores.
Palavras-chaves: Prevenção, Segurança. Ergonomia.
INTRODUÇÃO
O ser humano almeja bem-estar e satisfação em sua vida quer seja no trabalho no lazer ou ambiente doméstico. Nesse contexto a ergonomia entra como uma grande aliada para melhorar a vida do homem moderno, despertando atenção de todos para a importância da ergonomia é solicitada, quotidianamente, a intervir em situações cujas problemáticas variam desde a concepção de salas de controle, extremamente automatizadas, passando por questões referentes ao trabalho manual ou, ainda, por queixas relacionadas ao ambiente físico de trabalho, sem deixar de lado os problemas de saúde, em particular, os decorrentes das lesões por esforços repetitivos. ergonomia. Nesse sentido, o presente artigo visa