Sistema avançado de gestão
CONCEITO:
O conceito de SCM envolve os processos de controle, coordenação e integração do fluxo de informações financeiras e logísticas, desde a produção da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente final.
Segundo Pires (1998), Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada e pressupõe que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. A Figura abaixo ilustra genericamente uma cadeia de suprimentos.
[pic]Representação de uma Cadeia de Suprimentos (Pires, 1998)
Definição SCM:
"É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias primas, estoque em processo, produtos acabados, bem como serviços e informações associadas, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades e expectativas do cliente".
Objetivo: O objetivo é otimizar a lucratividade e a produtividade da cadeia de valores como um todo, iniciando no fornecedor, passando pelos parceiros de negócio e finalizando com o cliente. Planejando e controlando uma complexa rede de fatores, visando distribuir produtos, serviços e satisfazer o cliente.
Requisito : parceria entre clientes e fornecedores.
Resultado : é um plano de Abastecimento sincronizado e viável.
- Aumento nas vendas dos produtos com planejamento colaborativo;
- Redução no erro de previsão;
- Redução no ciclo de ressuprimento;
- Redução nos níveis de estoque com conseqüente aumento no giro dos mesmos;
- Suavização da demanda para os fornecedores;
- Aumento da disponibilidade de produto para os varejistas;
-