Artiplastia do joelho

1707 palavras 7 páginas
Ensino Clínico VI – Integração à Vida Profissional
Gonartrose
Cuidados de Enfermagem

Discente: Iolanda Pinheiro

Porto, 2012/2013

Ensino Clínico VI – Integração à Vida Profissional

Gonartrose
Cuidados de Enfermagem

Porto, 2012/2013

Índice Introdução 3 Tratamento 4 Os métodos de tratamento incluem 4 Terapêutica 4 Proteção articular 4 Exercício físico 5 Repouso 5 Aplicação de calor e frio 5 Controlo do peso 5 Cirurgia 6 Tipos de Artroplastia 6 Artroplastia parcial 6 Artroplastia total: 6 Complicações da Artroplastia 7 Cuidados de Enfermagem 8 Cuidados de Enfermagem no Pré-operatório: 8 Ações de enfermagem 8 Cuidados de enfermagem no Pós-Operatório 9 Preparação para a Alta 10 Referências Bibliográficas 12

Introdução

A Gonartrose também designada de artrose é o processo degenerativo (desgaste) que ocorre na superfície cartilaginosa das articulações.
A cartilagem articular é um tecido, formado basicamente por colagénio, que reveste a extremidade de cada osso que compõe uma articulação.
Este tecido tem como funções: diminuir o atrito durante a movimentação e absorver o impacto (principalmente nas articulações que sofrem mais carga como tornozelo, joelho e quadril).
As causas da osteoartrose não são completamente compreendidas, embora haja conhecimento da contribuição importante de fatores genéticos, ambientais, metabólicos e biomecânicos para seu desenvolvimento.

Tratamento

Embora não haja cura para a gonartrose, o tratamento permite aliviar os sintomas, melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida, bem como prevenir ou corrigir problemas articulares mais graves.
O tratamento deverá ser adaptado a cada caso, dependendo da gravidade da situação, natureza dos sintomas, idade, ocupação e atividades diárias do doente. A colaboração informada dos doentes é uma condição essencial ao sucesso do programa terapêutico.

Os métodos de

Relacionados