Sistema Articular
Esse sistema faz parte das junções dos diferentes ossos do esqueleto humano. São divididos em:
Articulações Fibrosas
São todas as articulações que estão quase em contato com a superfície dos ossos.
Suturas: São encontradas nos ossos do crânio e são divididos em: planas, serreadas e escamosas.
Sindesmoses: Os ossos são unidos por meio de tecido fibroso formando um ligamento que permite ou não mais movimentação. Não costumam aparecer nos ossos do crânio.
Gonfoses: Essa articulação fibrosa é responsável pela fixação dos dentes na mandíbula e pode ser encontrada entre os dentes e os alvéolos dentários. Eles ajudam a reduzir os impactos da mastigação.
Articulações Cartilagíneas
Articulações cartilaginosas que permitem pequenos movimentos das articulações.
• Sincondrose: Nesse caso os ossos são unidos com a cartilagem hialina. Em sua maioria elas são temporárias sendo substituídas pelo osso.
• Sínfises: As articulações unidas pelas sínfises são cobertas pela cartilagem hialina e os ossos possuem um forte tecido fibroso. Ela pode ser encontrada entre as vértebras, entre o sacro e o cóccix e no osso da cintura pélvica.
Articulações Sinoviais
Esse tipo de articulação permite mais movimento e comunicação entre um osso e outro. São constituídas de cartilagem.
Articulação Plana ou Monoaxial:
A articulação faz movimentos em torno de um eixo com a possibilidade apenas de flexão e extensão. Ex: movimento do cotovelo. Gínglimo ou Dobradiça – possibilitam a movimentação em apenas um plano. Articulação pivô ou Trocóide – Permite apenas o movimento de rotação.
Articulação Biaxial:
Quando a movimentação ocorre em torno de dois eixos. São as articulações que conseguem realizar abdução, flexão, extensão e adução. Articulação Condilar – Possibilita o movimento do osso em duas direções como acontece com o punho. Articulação Selar – Os ossos unidos por essa cartilagem são modelados e realizam movimentos de flexão/extensão e adução/abdução.
Articulação