Sistema ABO
Exixtem quatro tipos sanguineos: A, B, AB, O.
Eles são caracterizados por presence ou ausencia de certas substancias na membrana das hemacias que se chamam aglutinogenios, e tambem presença ou ausencia de outras substancias que se chamam aglutininas, no plasma sanguineo.
Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias e que funcionam como antígenos quando introduzidos em indivíduos que não os possuam. Existem dois tipos de aglutinogênios: A e B.
As aglutininas são substâncias presentes no plasma sanguíneo e que funcionam como anticorpos que reagem com antígenos estranhos. Existem dois tipos de aglutininas: anti-A e anti-B.
Pessoas com tipo sanguineo A possuem aglutinogenio A nas hemacias e aglutinina anti-B no plasma.
Pessoas com tipo sanguineo B possuem aglutinogenio B nas hemacias e aglutinina anti-A no plasma.
As pessoas com tipo sanguineo AB possuem os dois tipos de algutinogenios (A e B) e nenhum tipo de aglutinina.
Ja as pessoas com tipo sanguineo O não possuem aglutinogenios mas possuem as duas aglutininas (anti-A e anti-B).
Transfusão de sangue:
Para que possa ocorrer transfusao, nao pode haver aglutinacao, que é quando uma pessoa possui uma determinada aglutinina e recebe sangue com o aglutinogenio correspondente.
Indivíduos do grupo A não podem doar sangue para indivíduos do grupo B, porque as hemácias A, ao entrarem na corrente sanguínea do receptor B, são imediatamente aglutinadas pelo anti-A nele presente.
Assim, o que realmente importa na transfusão é o tipo de aglutinogênio da hemácia do doador e o tipo de aglutinina do plasma do receptor. Indivíduos do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, porque não possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias. Indivíduos, AB, por outro lado, podem receber qualquer tipo de sangue, porque não possuem aglutininas no plasma. Por isso, indivíduos do grupo O são chamadas de doadores universais, enquanto os do tipo AB são receptores universais.