Sistema abo
Existe uma variedade de grupos sanguíneos herdados independentemente entre si sendo que são conhecidos diversos sistemas de grupo sanguíneos. Entre eles podemos citar os sistemas ABO, Rh, MNS, Kell, Lewis, etc. O sistema ABO é mais utilizado principalmente em transfusão de sangue e em imunológica por ser dentre todos o mais imunogênico já que este possui uma grande capacidade na produção de anticorpos.
A principal característica do sistema imunológico é distinguir e partes de um corpo estranho como vírus, bactéria e até células cancerígenas. O tipo sanguíneo em humanos é condicionado pelos alelos múltiplos, essa herança dos tipos sanguíneos é chamada de sistema ABO. Existem quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina (anticorpos), no plasma sanguíneo.
Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias e que funcionam como antígenos quando introduzidos em indivíduos que não os possuam. Existem dois tipos de aglutinogênios: A e B. Já as aglutininas são substâncias presentes no plasma sanguíneo e que funcionam como anticorpos que reagem com antígenos estranhos. Existem dois tipos de aglutininas: anti-A e anti-B.
Tipos Sanguíneos Genótipo Aglutinogênio Aglutina
A IAIA, IAi A Anti-B
B IBIB, IBi B Anti- A
AB IAIB AB Nenhum
O ii Nenhum Anti-A e Anti-B
Baseado no quadro acima pode-se observar que :
Os indivíduos A possuem antígenos A e anticorpos Anti-B.
Os indivíduos B possuem antígenos B e anticorpos Anti-A.
Os indivíduos AB possuem antígenos A e B e nenhum anticorpo.
Os individuo O não possuem nenhum antígeno, e possuem dois anticorpos Anti-A e Anti-B.
A transfusão de sangue incompatível pode ocasionar uma serie de fatores que vão deste de uma queda de pressão, escurecimento da visão ou então pode levar a morte, esses efeitos são ocasionados pela aglutinação.
3.2. Fator Rh
Os indivíduos que