Relatorio de fisica experimental pratica 9 capacidade termica
CENTRO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA
Prática 9: Capacidade térmica e Calor específico
Elias Batista Souza
Matrícula: 0345733
Turma: 26A
Professor: Júlio Cesar
Fortaleza, Ceará
2013
Objetivos
- Determinar a capacidade térmica de um calorímetro
- Determinar o calor específico de vários sólidos
Material
- Calorímetro com agitador
- Amostras de ferro, alumínio e cobre
- Balança
- Termômetro
- Água
- Fonte de calor
- Béquer
- Proveta graduada Introdução
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferência de energia é o que chamamos calor. Existem mais de um tipo de calor , aqui, falaremos sobre o calor sensível e o calor latente.
É denominado calor sensível, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo.
Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico. [C = Q/(ΔT*m)]
Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste caso, chamamos a quantidade de calor calculada de calor latente.
A quantidade de calor latente (Q) é igual ao produto da massa do corpo (m) e de uma constante de