Ambiente humano na escola
A escola tem como missão formar seres humanos, logo a par da transmissão do conhecimento cientifico deve estar a função humanizadora.
A escola como organização, como grupo deve fomentar o respeito, a partilha, a crença, a aquisição de valores, o sentimento de pertença, …., ou seja a escola deve criar a sua própria cultura. Para isso é necessário que todos os elementos, a começar pela administração, passando pelos professores, outros funcionários, alunos e também os pais ajam nesse sentido. O objetivo deste estudo é conhecer o ambiente humano da escola a partir da análise qualitativa dos dados adquiridos através de inquéritos e observação direta.
AMBIENTE HUMANO
PROFESSORES
Perguntas como:
De que é que os professores se queixam? O que é que eles enaltecem? Como é que os professores explicam os resultados dos estudantes? Será que os professores têm alunos favoritos? Quais as suas características? Será que os professores fazem distinção entre “o meu tempo” e “o tempo da escola”? Quais os professores mais populares da escola entre os outros professores e entre os alunos? Porquê? Quais os professores de quem menos se gosta?
Ajudam-nos a perceber: - A forma como os professores encaram a escola, as relações com a administração, colegas e alunos; - A sua estratégia e capacidade de adaptação aos outros e à constante evolução; - O empenho e dedicação à profissão que desempenham.
AMBIENTE HUMANO
OUTRO PESSOAL Perguntas como:
Quais as diferentes categorias profissionais? Quais as tarefas dos diferentes especialistas? Que tipo de formação recebem os membros do pessoal antes de assumirem as suas responsabilidades? O que é que os diferentes membros do pessoal pensam do seu trabalho? O que é que os estudantes, professores, pais e administradores pensam sobre os diferentes especialistas? Quem é responsável pela vigilância e manutenção da escola? Como é que a administração os caracteriza? Como é que os alunos os caracterizam? E os professores?