Sistema ABO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS – DQE
DISCIPLINA: Bioquímica Metabólica
DOCENTE: Grazielle
TIPAGEM SANGUÍNNEA Glauce Campeche Tatiane Jandiroba
Jequié
Julho/ 2013
INTRODUÇÃO
Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no início do século XX pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, que se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por esse trabalho.
Os tipos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência de antígenos, presentes das hemácias, e pela presença ou ausência de aglutinina, presente no plasma sanguíneo.
A determinação do grupo sangüíneo deste sistema pode ser feito utilizando dois tipos de teste:
1 – Através da identificação da presença de antígenos nos eritrócitos, usando reativos compostos de anticorpos conhecidos (anti-A, anti-B, anti-AB). Este teste é chamado de classificação ou tipagem direta.
2 – Através da identificação da presença de anticorpos no soro/plasma usando reativos compostos de antígenos conhecidos (hemácias A e hemácias B).
Transfusões Sanguíneas
Tipo A -- São aquelas que apresentam somente o aglutinogênio.
Tipo B -- São aquelas que apresentam somente o aglutinogênio B.
Tipo AB - São aquelas que apresentam os dois aglutinogênios A e B.
Tipo O --