Sist es
Sistema
Esquelético
Foz do Iguaçu, 15 de março de 2013
A coluna vertebral é dividida em três regiões: cervical, torácica, lombar. São sete vértebras cervicais, doze torácicas e cinco lombares. (24)
A pelve óssea é uma grande cavidade constituída pelos dois ossos do quadril, o sacro (1) e o cóccix (1). Osso íleo (1), ísquio (1), púbis (1).
O crânio é constituído por oito ossos, dos quais quatro são impares e dois pares. Os ímpares são o frontal, occipital, esfenoide e etmoide. Os pares são o parietal, no caso dividido em duas partes e o temporal que também é dividido em duas partes. (8)
A face é constituída por dois ossos ímpares e seis pares, totalizando quatorze ossos. O único móvel é a mandíbula que é um dos ímpares, enquanto os demais formam um bloco superior, constituído pelos ossos pares e mais o vômer que é ímpar. Os pares, além da maxila, são o zigomático (malar) palatino, lacrimal (unguis), concha nasal inferior (corneto inferior) e nasal (próprio nariz), esses são divididos em duas partes. (14)
A mandíbula (maxilar inferior), osso ímpar, nos quais se implantam os dentes inferiores. (1)
O osso hioide é o único que não se articula com o resto do esqueleto. Tem a forma de U e apresenta um corpo e dois pares de cornos, maiores (corno maior) e menores (corno menor). (1)
O tórax é constituído posteriormente pelas doze vértebras torácicas, anteriormente pelo osso esterno e lateralmente por doze pares de costela. O osso esterno é um osso alongado, apresenta três chanfraduras. As bordas de todo osso, desde o manúbrio até as proximidades do processo xifoide, são escavadas em pequenas depressões côncavas que são as incisuras costais (em numero de sete de cada lado). As costelas são divididas em verdadeiras e falsas. As verdadeiras, em número de sete pares, são as que se articulam com as bordas do esterno. As falsas, cinco pares, não se articulam com o esterno. Delas, os três pares superiores se prendem anteriormente ao sétimo par,