Sismicidade em portugal
Trabalho individual
Nome N Turma Nome N Turma
Data
Sismicidade em Portugal
Portugal está localizado numa zona relativamente instável, sendo um país sísmico moderado. A ocorrência de sismos relaciona-se com o contexto tectónico do país.
Portugal situa-se no interior da placa euro-asiática, mas muito próximo da placa africana. Fica próximo da zona de fronteira entre a placa euro-asiática e a placa africana, zona designada por fronteira de placas Açores-Gibraltar.
Portugal está numa zona de transição entre uma região intraplaca e uma região de fronteira. Esta é responsável por deformações tectónicas geradoras de actividade sísmica.
A região Sul de Portugal tem sido mais afectada por sismos de intensidade elevada do que a região Norte. O Algarve, a zona litoral a sul da Figueira da Foz, incluindo o vale inferior do rio Tejo, a área metropolitana de Lisboa e a península de Setúbal são as zonas de maior risco sísmico.
O arquipélago dos Açores é uma zona do território português com grande actividade sísmica, dada a sua localização na fronteira de placas litosféricas.
Um dos abalos sísmicos mais sentidos nos Açores foi em 1 de Janeiro de 1980 na Angra do Heroísmo com uma intensidade de VIII matou 54 pessoas e a ilha ficou em escombros. A Madeira é uma zona pouco afectada por sismos.
O único abalo importante conhecido ocorreu em 1 de Abril de 1748, tendo causado grande estragos, muitos feridos e alguns mortos.
A sismicidade, em Portugal, não é, normalmente, nem muito intensa, nem muito frequente, no entanto, o território tem sido atingido por diversos sismos com elevada magnitude e intensidade, tendo sido detectados eventos desde há mais de dois milénios.
Sistema de vigilância sismológica dos açores – carta de sismicidade de 2005
Sismicidade interplacas
Os sismos interplacas ocorrem nas zonas de fronteira de placas,