Arte de willy zumblick
O ensino da arte é de extrema importância no desenvolvimento do ser humano. É ele que aguça a imaginação, a percepção, a criação e a sensibilidade das pessoas.
Considerando o ensino da arte como sendo fundamental na disciplina escolar, notamos a importância da arte no desenvolvimento humano, como forma de expressão e acima de tudo, como linguagem. “A arte neste caso não está isolada do contexto cultural, da história pessoal do aluno, nem das questões econômicas, políticas, ecológicas e dos padrões sociais que operam na sociedade”. (Proposta Curricular de Santa Catarina, 1998, p.198). Por esse motivo nos leva ressaltar a importância da arte no processo de construção de identidade do educando e para tal, vejo a importância de levar até eles a arte brasileira através das obras de Willy Alfredo Zumblick, pelas cores usadas, pelas formas elaboradas e pelos objetos representados.
Objetivos Específicos
- Conhecer a vida e obra de Zumblick;
- Identificar as formas e linhas presentes nas obras e inter-relacionar com a estética do cotidiano;
- Identificar as cores: primárias, secundárias, terciárias, cores quentes, cores frias e cores neutras, a partir da leitura da imagem em diálogo com diferentes poéticas.
Willy Alfredo Zumblick
“Gosto do verão pela sua luminosidade. Transformo o calor em energia, para dar mais luz aos meus quadros.”
Willy Zumblick
Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913. Recebeu primorosa formação educacional, ministrada pelo Colégio São José, de Tubarão, onde não tardou a se destacar como melhor aluno em desenho e em pintura. Ainda na adolescência, conquistou sua primeira atividade artística sistemática: a de desenhista de cartazes de filmes de cinema, que faziam sucesso na época. A relojoaria de seu pai, o Cine Yolanda, os bailes, os saraus, as serestas, os amigos, afora uma crescente e entusiasta dedicação à pintura, constituíam a essência do dia-a-dia de sua juventude.
Autoditada, sem mestres ou