Basquetebol e ginástica
Ficha de trabalho
Basquetebol e Ginástica
Catarina Sofia Moura de Andrade, nº4, 11ºE I. Basquetebol
1. História do Basquetebol
Estudos realizados sobre os costumes dos índios norte-americanos revelaram que os Mayas (séc. VII a.C.) jogavam um jogo parecido com o basquetebol, o “Pok-ta-pok”. O campo de jogo era limitado por paredes que nos topos dispunham de uma argola de pedra colocada na posição vertical a determinada altura do solo. O jogo consistia em fazer passar através dessas argolas um objeto com a forma de uma bola.
Mas foi em Massachutes que em 1891 surgiu o basquetebol. Situado numa zona muito fria, Springfield encontra-se coberto a maior parte do ano coberto de gelo e neve. A prática dos desportos ao ar livre é, assim, restrita a um curto período do verão. Com o objetivo de ultrapassar esse inconveniente, e porque notava que os alunos do seu Instituto sentiam pouca predisposição para os trabalhos de ginásio, o diretor da secção de Educação Física do Instituto Superior de Springfield, Dr. Luther Halsey Gulick, recomendou aos seus colaboradores que tomassem uma providência para solucionar o problema. O novo desporto a ser criado deveria servir para um grande número de alunos, constituir um exercício completo, atraente e com a capacidade de se adaptar a qualquer espaço. Então, o professor Naismith chegou às seguintes conclusões: a bola deveria ser grande e leve, de modo a que não pudesse ser escondida pelos jogadores; fomentando a cooperação e evitando a violência.
Deste modo, surgiram cinco princípios que permitiam assim este novo jogo: A bola só podia ser jogada com as mãos; os jogadores podiam apoderar-se da bola em qualquer momento; não era permitido correr com a bola nas mãos; as equipas jogam juntas no espaço de jogo, mas os contactos entre os jogadores eram proibidos; e o alvo deveria estar na horizontal sobre um plano elevado.
A evolução das regras fez-se em função dos progressos técnicos dos próprios jogadores,