SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional:
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) foi criado por meio da Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). Trata-se de um sistema público que reúne diversos setores de governo em órgãos intersetoriais como a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, CAISAN, e seus congêneres nas esferas estadual e municipal, bem como instâncias de participação social na forma de Conferências e de Conseas. Nelas, representantes de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e do setor privado, especialistas e profissionais de variada formação se reúnem com gestores públicos para construírem proposições voltadas ao objetivo de assegurar e proteger o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável a todas as pessoas que vivem no território nacional.
O novo marco institucional representado pelo Sisan lançou as bases para que o Brasil organizasse, de maneira articulada e coerente, um conjunto de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional que pudessem, ao mesmo tempo, enfrentar a fome e a desnutrição, promover a produção diversificada e sustentável de alimentos e o acesso universal a uma alimentação adequada e saudável.
Assim, a construção do Sisan vem contribuindo para a concretização de importantes avanços, perceptíveis nos indicadores que comprovam a redução da Insegurança Alimentar e Nutricional, da pobreza e da vulnerabilidade social dos brasileiros. Todavia, a sociedade e o Estado ainda têm diante de si grandes desafios no campo da soberania e da Segurança Alimentar e Nutricional, para os quais o Sisan se apresenta como uma oportunidade e uma importante ferramenta para promover e proteger esse direito vital de todos os seres humanos.
INTEGRAM O SISAN: a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional — instância responsável pela indicação ao CONSEA das diretrizes e prioridades da