Manipulação de Vidrarias
Setembro/2014.
Curso: Fisica Médica.
Disciplina: Laboratório de Quimica Experimental.
1. Objetivo:
O texto escrito a seguir apresenta na integra um experimento realizado passo a passo na aula de Laboratório de Quimica Experimental, no Instituto de Quimíca da UFG - Universidade Federal de Góias. O propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar de certa forma a exatidão dos instrumentos volumétricos. 1.1 Introdução:
As medições de volume em laboratórios são feitas por diversos equipamentos, entre eles podemos citar: Provetas graduadas, beckers com escala, erlenmeyers, pipetas, buretas e balões volumétricos. 1.2 Materiais e métodos utilizados
O experimento é simples e básico para ser realizado, como já abordado anteriormente. Os materiais e compostos necessários para o experimento são:
1.2.1: Água destilada;
1.2.2: Proveta de diferentes medidas (10ml, 50ml, 100ml);
1.2.3: Balão volumétrico;
1.2.4: Pepita graduada e volumétrica;
1.2.5: Pêra;
1.2.6: Conta gota; 1.3 Procedimento Experimental
Procedimento 1
Mediu-se através da proveta de 10 ml, 10 ml de agua destilada, esta quantidade foi passada para proveta de 50 ml se viu assim uma variação de aproximadamente 1 gota (0.05 ml cada gota) acima do menisco representado como sendo 10 ml na proveta de 50 ml.
Procedimento 2
Na mesma proveta de 10 ml, foi medido 10 ml de agua destilada, desta vez esta quantidade foi transferida para um proveta que marcava até 100 ml, assim se viu uma variação maior que no primeiro caso, uma variação acima do menisco respresentado como sendo de 10 ml. Procedimento 3 Na pipeta graduada foi colocada 10 ml de água este conteudo foi passado para a proveta de 10 ml, assim se vê que basicamente não ouve variação de volume do conteudo nos recipientes.
Procedimento 4 Na pipeta volumétrica foi colocado também 10 ml de água sendo transposta para a