Painéis Solares
INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOTURNO
FIS 01138 – FÍSICA APLICADA I-A
Prof. SÉRGIO RIBEIRO TEIXEIRA
Carlos Baur
PAINÉIS SOLARES
Apresentação referente aos dispositivos que captam e transformam a energia solar em energia elétrica – Painéis solares. O objetivo deste artigo é mostrar, no nosso dia-a-dia, a Física aplicada nos diversos equipamentos que os utilizam, o seu princípio de funcionamento, a sua história e as novas tecnologias.
Prof. Sérgio Ribeiro Teixeira
Porto Alegre
2014
PAINÉIS SOLARES
Definição
No mercado há dois tipos de painéis solares. É comum confundir o coletor solar térmico e a placa fotovoltaica. Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar diretamente em energia elétrica; os solares térmicos transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins. Vou me deter apenas nos painéis solares fotovoltaicos.
Painéis Solares – Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz.
Simbologia
História
O efeito fotovoltaico foi primeiro demostrado experimentalmente pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel. Em 1839, aos 19 anos, experimentando no laboratório de seu pai, ele construiu a primeira célula fotovoltaica do mundo. Willoughby Smith descreveu pela primeira vez o "Efeito da Luz no selênio durante a passagem de uma corrente elétrica", em um artigo que foi publicado em 20 de fevereiro de 1873 da revista Nature.
O professor britânico Charles Fritts, foi idealizador da primeira célula solar, em