Coleção Bastardos Inglórios
Escolhemos o tema VINGANÇA, pois o filme “Bastardos Inglórios” teve total influência do tema.
“Breve resumo sobre VINGANÇA: Ato de retribuir o mal que supostamente nos foi feito. Ato de castigar o próximo pelo sofrimento ou lesão causada. Retaliação entre uma ou mais pessoas em resposta a um ou mais atos lesivos. Normalmente o objetivo é causar sofrimento ou conscientizar o que ofendeu do mal que causou ou garantir que o abusador/agressor não volte a repetir o feito. A vingança também pode assumir um caráter cruel quando é desproporcional ao ato causado e movido por instintos vis e sádicos. Olho por olho, dente por dente. A vingança é um prato que se serve frio. A melhor vingança é o desprezo.” (HTTP:dicionarioinformal.com.br/vingança)
Vingança consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
A ética da vingança é acaloradamente debatida na filosofia. Alguns creem que ela é necessária para manter uma sociedade justa. Em algumas sociedades se acredita que o mal infligido deve ser maior do que o mal que originou a vingança, como forma de punição.
Sobre as bases morais, psicológicas e culturais da vingança a filósofa Martha Nussbaum escreveu:
"O senso primitivo do justo — notadamente constante de diversas culturas antigas a instituições modernas (…) — começa com a noção de que a vida humana (…) é uma coisa vulnerável, uma coisa que pode ser invadida, ferida, violada de diversas maneiras pelas ações de outros. Para esta penetração, a única cura que parece apropriada é a contrainvasão, igualmente deliberada, igualmente grave. E para equilibrar a balança verdadeiramente, a retribuição deve ser