sionismoXnazismo
11891 palavras
48 páginas
Sama Multimídia Educação e Arte242/08/Wednesday 15h53
Sionismo X Nazismo
A semelhança dos opostos
A coisa mais fácil do mundo é apontar o dedo para os outros. É a mais fácil e a mais comum. Mas quase ninguém se interessa em conhecer e examinar seus próprios erros.
Todos se acham bons, puros ou virtuosos. Os outros é que não prestam. Quem age e pensa assim não sabe que o que dá sentido à vida é a luta, a luta de aperfeiçoamento travada incessantemente no interior de cada homem entre o espírito e as tendências que tentam aprisioná-lo. Negligenciando esta luta, o ser humano alimenta uma força perigosa e autodestrutiva dentro de si, criando algo assim como um inimigo interno. É esse o inimigo mais perigoso, e a luta contra ele é a que demanda a maior coragem. Ela é imprescindível e inevitável, pois é a única coisa que pode evitar os piores males e tragédias. E como o inimigo interno é praticamente invisível, o maior benefício que se pode fazer a alguém é mostrar-lhe sua existência.
Mas, em geral, este benefício é retribuído com agressividade e hostilidade: a História mostra que os homens preferem enfrentar um exército a encarar a si mesmos. Muitas vezes a imagem do inimigo interno é tão assustadora que as pessoas, para se livrarem dela, projetam-na no exterior. Pois a reação mais imediata de quem quer esconder alguma característica própria é transferi-la para o outro na forma de acusação. Por isso, a acusação pode ser um retrato que o acusador desenha de si mesmo (veja-se o caso dos moralistas e fariseus de todos os tempos). E, justamente por isso, ela pode ser o indício de uma profunda identificação: é mais fácil reconhecer no outro aquilo que não se consegue enxergar em si mesmo, e a imagem do outro pode revelar exatamente aquilo que se tentava esconder. E essa identificação é inquietadora, pois torna manifesto o que ambos os lados pretenderiam negar, perante todos e perante si mesmos. O que acontece então é uma explosão de repulsa e ódio, manifestada através de