Sintomas do gerenciamento Inadequado da manuten o
Antonio Carlo de Azevedo
Anhanguera Educacional, Jaraguá do Sul – SC
Gestão da Manutenção
Sintomas do Gerenciamento Inadequado da Manutenção
Resumo – A Manutenção, como função estratégica das organizações e responsável direta pela disponibilidade dos ativos, tem uma importância capital nos resultados da empresa. Esses resultados serão tanto melhores quanto mais eficaz for a Gestão da Manutenção. No entanto, ao lado de empresas nas quais a Manutenção é modelo, existe um número significativo de outras empresas que, cometem diversos erros no modo de gerenciar, não conseguem apresentar os resultados desejados e desse modo acabam não ajudando a empresa.
1 – ESQUEMA DE ATRIBUIÇÕES DA MANUTENÇÃO
Podemos representar as principais atribuições da Manutenção através do esquema mostrado na figura 1, no qual três aspectos são indispensáveis para que os resultados sejam alcançados:
2 – ANÁLISE DAS ATRIBUIÇÕES E DAS PRINCIPAIS FALHAS NO SEU CUMPRIMENTO
Enquanto o relacionamento interpessoal pode ser encarado como a capacidade de se comunicar, conviver ou trabalhar harmonicamente com as outras pessoas, o relacionamento institucional pode ser definido como uma relação entre segmentos da organização.
Em qualquer organização o relacionamento institucional deve estar acima de divergências ou diferenças pessoais. Quando as vaidades e ambições pessoais são colocadas em primeiro plano e pior, consentidas, as relações institucionais são afetadas negativamente. Por outro lado, quando há falta de definição clara dos limites e das atribuições de cada segmento da organização, o relacionamento interpessoal acaba sendo influenciado negativamente pelos atritos ou desgastes que, inevitavelmente, essas indefinições geram.
Podemos afirmar que a maior falha nessa área é:
Omissão dos gerentes na condução dos problemas, definição das atribuições e das prioridades, exercício da liderança e promoção da integração entre os