Sintese
O papel da educação na visão sociocultural da inteligência
O texto apresentado menciona a relação entre a educação matemática e o desenvolvimento da inteligência. Segundo Nunes e seus seguidores, este tem sido um dos temas mais discutidos na educação nos últimos tempos. Enquanto que para o senso comum a inteligência é um dom, um potencial determinado geneticamente, que a educação pode desenvolver, pois quanto melhor a educação, quanto mais variadas às oportunidades, maior o desenvolvimento da inteligência. A Psicologia do Desenvolvimento (Vigotsky e Luria) tem o funcionamento da inteligência, como uma teoria sociocultural da inteligência. Desta forma, a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da inteligência porque é através da educação que aprendemos a utilizar os instrumentos culturalmente desenvolvidos que amplificam as nossas capacidades. Porém, nem todos os instrumentos amplificadores de nossas capacidades são objetos concretos, muitos são objetos simbólicos, ou seja, são sistemas de sinais com significados culturalmente determinados, como a linguagem e os sistemas decimais. Sendo assim, pode se dizer que os sistemas de numeração ampliam nossa capacidade de registrar, lembrar e manipular quantidades.
Segundo a teoria sociocultural da inteligência, quando a criança aprende a contar, ela poderá começar a usar a contagem como um instrumento de pensamento, para auxiliar sua habilidade de registrar e lembra-se de quantidades, amplificando assim, a sua capacidade de resolver problemas.
Terezinha Nunes e Analucia Schiliemann com o objetivo de examinar se a criança compreende as dificuldades do nosso sistema de numeração, desenvolveu uma técnica simples,