Sintese
Fruto de suas pesquisas Beatriz Cardoso e MadzaEdnir abordam em seu o tema EDUCAÇÃO de uma maneira instigante, a começar pela poesia inicial, Catar Feijão de João Cabral de Melo Neto, que compara o catar feijão com escrever, mostrando a significância de escolher bem o feijão e a seletividade de boas palavras sendo imprescindível no processo de desenvolvimento da escrita.
A educação é tratada como fator de cidadania, uma vez que os índices de analfabetismo no Brasil são alarmantes. É apontada a expectativa dos educadores em terem acesso e disponibilidade de materiais de apoio didático, que realmente correspondam à realidade sociocultural dos alunos, pois nos defrontamos com os dois extremos, onde há crianças que sabem muito e outras que sabem pouco ou nada. Esses fatos foram levantados a partir de vivências em sala de aula, o que acaba por evidenciar o que está sendo tratado.
Esse texto nos traz o quanto é importante o diálogo para saber informações precisas sobre seus alunos, conhecer seu histórico social e cultural. O professor pode trabalhar esse requisito através da aplicação de questionários dirigidos aos pais para levantamento de informações que serão de extrema importância para que o trabalho em sala seja desenvolvido com mais eficiência e tenha um retorno qualitativo para todas as crianças sem distinção.
A partir de questões levantadas pela professora Marialva e encaminhadas aos pais, ela identificou a necessidade de reavaliar suas práticas em sala de aula que poderiam beneficiar todos seus alunos, não deixando nenhuma outra parte sem acesso a certos conhecimentos.
Por isso mais uma vez, é importante salientar que ao planejar e avaliar as atividades em sala de aula é preciso “partir da realidade do aluno”, processo que ajudará analisar, o ponto máximo que se pode cobrar dos alunos e o mínimo necessário para que não subestime suas capacidades intelectuais.
Porém, esse