sintese
INTRODUÇÃO
O treinamento desportivo do Futsal apresenta grande significado para a formação acadêmica dos autores do presente trabalho, evidenciando parte das atribuições do profissional de Educação Física. O desenvolvimento do tema Prática do Futsal: Da Infância à Fase Adulta, procura mostrar a importância da seqüência de um treinamento adequado para crianças que ao ingressarem na modalidade possam trilhar por um caminho mais seguro, objetivando progresso nas suas vidas esportivas e também nas relações com o cotidiano. “ser humano é mais que movimentar-se, repito; é estabelecer relações com o mundo de tal maneira que se passe do instintivo ao cultural, da necessidade à liberdade, do fazer ao compreender, do sensível à consciência”.
Sendo assim nos amparamos em revisão bibliográfica de autores especialistas para descrever a prática do Futsal, em um processo evolutivo marcado por etapas de treinamento relacionadas principalmente com as idades dos atletas.
Neste processo de evolução há abordagem do problema da especialização precoce, da transitoriedade da adolescência para uma etapa de aperfeiçoamento, até chegar à etapa de preparação especial visando resultados nas competições propriamente ditas.
Esperamos contribuir para o ambiente científico com a análise e reflexão da presente pesquisa que abrange tanto os profissionais que se dedicam à área, como também os atletas praticantes do Futsal. Os autores se interessaram pelo assunto devido à boa receptividade e o sucesso que a modalidade Futsal apresenta no Brasil e também no exterior, sobretudo na América Latina, Europa e Ásia.
O desenvolvimento do treinamento ao longo dos anos da modalidade Futsal apresenta um caráter contemporâneo, e está em evidência nas universidades, clubes e congressos de Educação Física em território brasileiro. A discussão deste tema pode contribuir para um maior conhecimento do Futsal, trazendo perspectivas para que as atividades de treino