sintese
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS IFCH
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
PROJETO DE PESQUISA
AGOSTO DE 2013
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem a intenção de analisar a violência escolar, pois, não é raro encontrar crianças e adolescentes que tenham de uma maneira ou de outra, passado por experiências traumatizantes durante esse período de suas vidas. Este assunto tem levado muitos especialistas na busca de soluções para conscientizar os agressores, bem como punir os seus infratores.
Ainda não é um problema resolvido, mas se luta para que isso venha acontecer. A pesquisa visa não somente identificar e trazer ao debate essa pratica como também a melhoria da vida pessoal do educando, assim como a social e escolar, afim de que o mesmo torne-se uma pessoa sociável e critica.
JUSTIFICATIVA
O jovem enfrenta situações em sua vida na escola cada vez mais complicadas por diversos motivos e o principal deles é a mudança social que o mundo globalizado nos impõe. É notável a violência no meio escolar e os professores precisam estar preparados para isso. No entanto, o que se vê são profissionais cada vez mais despreparados. Será que os programas de capacitação oferecidos nas escolas nos últimos anos têm discutido a violência na escola como uma ação a ser combatida por meios pedagógicos? e é justamente por levantar esse questionamento que este projeto justifica-se. A intenção é realizar uma pesquisa a partir do referindo tema presente na escola e que parece não ter sido alvo dos pesquisadores, uma vez que a questão da leitura e da escrita tem ganhado prioridade pelos acadêmicos. Acredita-se ainda que as contribuições oferecidas com esse tipo de pesquisa são enormes para a sociedade em razão do crescente número de queixas por parte dos educadores quanto à mudança brusca de comportamento da clientela estudantil. Infelizmente observa-se que a violência escolar é um problema cada vez mais presente no cotidiano. Por essa