Sintese e caracterizaçao do tris oxalato ferrato iii de potassio tri hidratado
2900 palavras
12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISDepartamento de Química – ICEx
Curso de Licenciatura em Química
Química Inorgânica
Experimental II
– 2012 –
AULA 1
Síntese e caracterização do
K3[Fe(ox)3].3H2O
TUTOR PRESENCIAL: José Aparecido Durães
PROFESSOR: José Danilo Ayala
ACADÊMICAS: Ediléia Soares de Souza Camila Rosa Dias de Oliva
Montes Claros, 12 de outubro de 2012
1 – INTRODUÇÃO – O tris(oxalato)ferrato(III) de potássio trihidratado é um exemplo de um composto de coordenação.
Os compostos de coordenação são substancias que contem um íon complexo, uma espécie que consiste numa central de átomo de metal, um metal de transição ou o metal do grupo principal, ligado a vários ligantes. Os ligantes podem ser multidentados, formando ligações múltiplas ao centro metálico. O íon oxalato C2O42- é um exemplo de um ligante bidentado, tendo dois pontos de ligação para o metal.
O tris(oxalato)ferrato(III) de potássio trihidratado, é um sal cristalino verde, solúvel em água quente, mas insolúvel quando a frio. Pode ser preparado pela seguinte reação:
3 K2C2O4.H2O(aq) + FeCl3.6 H2(aq) → K3[Fe(C2O4)3].3H2O + 3 KCL
O anion complexo é foto-sensível. Isto significa que após a exposição à luz de um adequado comprimento de onda (< aro 450 neste caso), o [Fe(C2O4)3]-3, é submetido a uma reação intramolecular de oxiredução, onde o íon Fe (III) é reduzido a Fe (II), enquanto que um dos grupos oxalato é oxidado a CO2. [Fe(C2O4)3]-3 → Fe2+ + 5/2 C2O42- + CO2(g) Como mencionado, a luz provoca uma reação de transferência eletrônica interna, o íon Fe2+ pode ser facilmente detectado pela solução de ferrocianeto de potássio K3Fe(CN)6, onde uma cor azul profundo será observado em decorrência da seguinte reação:
Fe 2+ + Fe(CN)63- → Fe[Fe(CN)6
O oxalato ferrato é um produto químico especial, com uso apenas comercial, é muito utilizado