Sintese travaglia
Travaglia no “Ensino de gramática” nas aulas de Português, como língua materna nas escolas de 1º e 2º graus, traz três promessas básicas: Estruturar, possibilitar e fazer uma proposta de ensino, onde o professor terá necessariamente que ampliar sua concepção sobre os aspectos da descrição linguística podem ser abordados dentro do que poderíamos chamar de gramática pedagógica. Por essas razões, é importante deixar claros certos aspectos do ensino de gramática, adotando posições, e ou discutir aspectos relacionados a algumas questões fundamentais para a proposta, tais como: A) Os objetivos do ensino da língua materna, com o objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Essa competência comunicativa implica outras duas competências: A gramatical ou linguística e a textual. A gramatical ou linguística, está ligada a criatividade linguística. A competência textual desenvolve competências textuais que são: formativa, transformativa e qualificativa.
Outra questão do autor sobre o ensino da língua materna é como o professor aborda algumas concepções, levantando três possibilidades de conceber a linguagem. A primeira concepção vê a linguagem como expressão do pensamento. A segunda concepção vê a linguagem como instrumento de comunicação, como meio objetivo para a comunicação. A terceira concepção vê a linguagem como forma ou processo de interação.
É preciso também dizer o que se entende por gramática e, de acordo com cada concepção, o que seria saber gramática e o que é ser gramatical. Há três sentidos para essas expressões: No primeiro, a gramática é concebida como um manual com regras de bom uso da língua a serem seguidas por aqueles que querem se expressar adequadamente, utilizando-se de argumentos, sobretudo de natureza: estética, elitista ou aristocrática, política, comunicacional e