Sintese Tiofeno
Inicialmente, preparamos o 2,4-diclorodizoacetofenona (1) a partir do ácido 2,4-diclorobenzoico. Houve o tratamento de quantidades equimolares de ácido 2,4-diclorobenzoico, trifenilfosfina e um leve excesso de N bromosuccinimida em THF a 0ºC durante 15 minutos, e a subsequente adição de diazometano etéreo, dando a diazocetona correspondente (1) com rendimento de 76%.
PRIMEIRA FIGURA
Reagiu-se a diazocetona (1) com com imidazol, e uma quantidade catalítica de acetilacetonato de cobre 10% em tolueno, a 85ºC, modificando um processo já descrito anteriormente por Sweeney e West, para obter a imidazolil cetona em 46% de rendimento. O uso de acetonilacetonato de cobre diminuiu a temperatura da reação e otimizou o processo. Outros produtos não foram identificados enquanto o processo ocorria em condições brandas.
SEGUNDA FIGURA
A imidazolilcetona (2) foi reduzida a álcool (3) usando sódio borohidreto em metanol, essa reação foi descrita por Godefroi et al.
TERCEIRA FIGURA
Por outro lado, o ácido 2,4-diclorobenzoico foi tratado com Litio alumínio hidreto para obter o álcool benzílico (4), que por sua vez, reagiu com cloreto de metanosulfonil para obter o mesilato (5)
QUARTA FIGURA
Por ultimo, o sal de sódio vindo do álcool (3) foi misturado com o mesilato (5) (ESTA É A ESTRUTURA QUE TEMOS QUE TROCAR PELO NOSSO) em DMF a temperatura ambiente e depois disso, o miconazol (6) foi obtido com 70% de rendimento.
QUINTA FIGURA
NÃO SEI SE VAMOS FALAR ISSO, MAS COLOCANDO AQUI. TALVEZ CITAR SERIA LEGAL, ACHO QUE VALE DIZER.
Usando condições similares preparou-se enilconazol (8) e econazol (9) a partir da estrutura (3) com brometo alílico e mesilato, respectivamente. Em resumo, outros imidazois com atividade antifúngica podem ser obtidos por esse procedimento.
CARACTERÍSTICAS E AÇÃO DA MOLECULA
Indicações: Dermatofitose, tínea pedis (pé de atleta), tínea cruris (eczema marginado de Hebra), tínea corporis (herpes circinada),