Bibliografia de Celso Furtado
ECONOMIA BRASILEIRA
PROFESSOR: ROBERTO
ALUNA: SOLANGE DE OLIVEIRA VAZ
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CELSO FURTADO:
Celso Furtado(1920-2004) foi mais prestigioso e influente economista brasileiro do seu tempo. Sua vida cheia de acontecimentos incluem tempo de guerra, experiência na Itália com o famoso economista argentino Raul Presbisch na fase inicial da CEPAL(Comissão Econômica Para A América Latina). Ele assumiu um importante papel como superintendente da SUDENE(Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) em 1960 e em 1962 assumiu o Ministério do planejamento do governo Joâo Gulart, depois como exilado político em 1964 vai para o Chile e então para os Estados Unidos alcançando experiências acadêmicas nas universidades americanas e europeias.
Embora nos EUA seu nome é principalmente associado a versão inicial da “dependence Theory” ou com o estabelecimento da “theory of underdevelopmente” Furtado é lembrado pela proliferação de atividades como um escritor polemico entre os economistas, sua contribuição decisiva para a difusão do pensamento econômico. Seus esforços é principalmente captar as particularidades dos fatos históricos na formação da nossa sociedade econômica e se destaca ainda mais dos outros autores por te sido um dos poucos a intervir diretamente na realidade brasileira através de suas experiências ao longo da sua vida.
Por esforço próprio o autodidatismo permitiu a Celso Furtado escapar das rigidez acadêmica, combinando de forma particular algumas maiores influências do pensamento brasileiro: o positivismo, o marxismo e a antropologia norte-americana.
Furtado ficou conhecido por correlacionando os fatos ao longo do tempo as colônias e metrópoles, países desenvolvidos e subdesenvolvidos, centro e periferia, influencia cultural, padrões de consumo, classes dominantes e fator de perpetuação do subdesenvolvimento.
Celso Furtado nasceu em 26 de julho de 1920, viveu 84 anos, casou-se duas vezes e teve dois filhos