Sintese proteica dna
Entre a diversidade de moléculas sintetizadas, as proteínas, com as suas sequências específicas de aminoácidos, são moléculas essenciais a vida.
DNA e síntese de proteínas
A existência de semelhanças e de diferenças deve-se ao facto de cada organismo ter um programa genético que é herdado dos seus antepassados, mas que não é repetido.
O Programa genético está presente no ácido desoxirribonucleico (DNA, em terminologia inglesa), molécula que coordena toda a atividade celular. O ácido desoxirribonucleico é uma substancia de elevado peso molecular.
Universalidade e variabilidade da molécula de DNA
As moléculas de DNA são invariáveis de ponto de vista químico, qualquer que seja o tipo celular ou o tipo de ser vivo. Variam de um tipo celular para outro o número e o tamanho das moléculas, mas sobretudo a informação que contém.
As diferenças mais evidentes relativas ao material genético de procariontes e de eucariontes dizem respeito não só à quantidade de DNA, mas também à sua organização e localização.
Nos procariontes, o DNA encontra-se no citoplasma como uma molécula circulas, não tendo, em regra, outros constituintes associados. Essa molécula constitui o nucleoide.
Nas células eucarióticas existe uma compartimentação membranar, estando a quase totalidade do material genético confinado ao núcleo. O núcleo possui duas membranas, membrana nuclear interna e membrana nuclear externa, que constituem o invólucro nuclear, com inúmeros poros nucleares que permitem a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma. No interior, o núcleo contém o nucleoplasma, onde se encontram os cromossomas, massas de material facilmente curável, constituídos por filamentos de DNA e proteínas.
No núcleo pode ainda existir um ou mais nucleólos, estruturas cuja constituição