ponto de equilibrio
Os tempos atuais, marcados pela competição, avanço vertiginoso da tecnologia e uma gestão participativa, demandam grandes mudanças no modo como as organizações gerenciam seus recursos e medem seus resultados.
A busca constante pela excelência empresarial desencadeia a necessidade de melhores informações gerenciais, extrapolando a visão de indicadores econômicos e financeiros apresentados pelo Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício, para uma análise sistêmica das estratégias da organização, alinhadas aos indicadores de performance financeiros e não financeiros.
Os controles internos exercidos pelas empresas, quando bem organizados servem de excelentes fontes de informações para o gestor, possibilitando, dessa forma, projetar cenários e encontrar alternativas que resultem em tomadas de decisões precisas e seguras para a organização.
Possuir um sistema de custo bem definido é uma outra fonte de informação, que quando bem utilizado propicia a tomada de decisões capazes de garantir o atingimento dos objetivos da entidade.
A grande vantagem do uso dos conceitos da Contabilidade Gerencial é em função da simplicidade, facilidade e agilidade que se tem na manipulação dos dados financeiros e não financeiros, tornando possível a sua aplicação em vários segmentos da organização na busca de informações para auxiliar a sua gestão. Uma das informações contempladas pela Contabilidade Gerencial é o ponto de equilíbrio, sendo este o objetivo deste artigo, através da abordagem de seus conceitos, tipos, vantagens e limitações.
Ponto de Equilíbrio – Seus conceitos
Segundo Santos (2000, p.166) a análise do equilíbrio entre receitas de vendas e custos, torna-se indispensável como instrumento no processo de decisão gerencial. Um dos fatores para o sucesso financeiro de uma empresa está diretamente condicionado à existência da melhor informação gerencial. Para o autor, “o ponto de equilíbrio será obtido quando o total dos ganhos