sintese papagaios burros
Curso: Psicologia 1º A
Matéria: Filosofia
Professor: José Marcos Miné
Síntese do texto: “Universidade, Mercado e a Formação de Papagaios Burros”
O texto aborda o fato das pessoas serem induzidas a não pensar, a simplesmente repetir algo que ouviram de alguém que consideram importante. A isso se dá o nome de menoridade, ou seja, papagaios burros que não refletem sobre os assuntos, apenas os repetem. Alguns autores foram utilizados para explicar melhor essa situação. São eles:
A menoridade segundoTheodor Adorno e Marx Horkheimer
Esses autores dizem que a burrice é uma cicatriz. Somos induzidos a permanecer na burrice, pois não somos incentivados a pensar, somos continuamente intimidados. E acabamos sucumbindo diante de fórmulas prontas. A burrice começa quando se dá início a vida intelectual. As crianças são educadas dessa forma e acabam se tornando apenas repetidores, papagaios burros. Até mesmos nas Universidades, onde deveria ser diferente, isso acontece e o universitário sai de lá conformado com o que lhe foi sugerido pelo mercado.
A menoridade segundo Immnuel Kant
Para Kant o motivo que leva as pessoas a aceitar as diretrizes impostas por um tutor é a preguiça e também a covardia. Esses tutores agem por intimidação, as pessoas então sentem medo de “caminhar com suas próprias pernas”, são de certa forma forçados a isso, são domesticadas. Os guardiões do capitalismo estão transformando as universidades em uma extensão das empresas e organizações capitalista, que espera que o formando seja apenas mais uma mão de obra qualificada, porém burra.
Kant diferencia a educação em duas modalidades: a mecânica (ordenada sem plano, conforme as circunstâncias) e a racionada (que desenvolve a natureza humana de tal modo que esta possa conseguir seu destino). A universidade é vista apenas como uma forma de se conseguir um diploma e almejar melhores salários.
A menoridade segundo Arthur Schopenhauer Os educadores cada