Sintese do oxido cuproso
Évlyn Lorrane Lôbo de Oliveira, Letícia Oliveira Dinalo, Mayêve Cristina Oliveira Lisboa.
Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas, Br 153 nº 3.105 - Fazenda Barreiro do Meio,CEP: 75.132-903,Anápolis-Goiás.
Palavras Chave: síntese do óxido cuproso, óxido de cobre
Introdução
O óxido cuproso (Cu2O) é um óxido de cobre. É insolúvel em água e solventes orgânicos, mas se dissolve em soluções amoniacais concentradas formando o complexo [Cu(NH3)2]+, que facilmente se oxida ao ar ao composto azulado [Cu(NH3)4(H2O)2]2+. Se dissolve em ácido clorídrico dando HCuCl2 (um complexo de CuCl).
Parte Experimental
Utilizando um béquer de 100mL, preparou-se uma solução de 3,03g de sulfito de sódio e 2,72g de cloreto de sódio em 20mL de água. A solução foi colocada em uma chapa elétrica até entrar em ebulição e foram adicionados mais 4,5mL de água.
Após a ebulição, com o auxílio de uma pipeta, adicionou-se 12,5mL de sulfato de cobre, a 0,4mol/L, à solução.
Em um béquer de 250mL, preparou-se uma solução de 4,95g de boráx em 100mL de água, e colocou-a na chapa elétrica. Adicionou-se vagarosamente a primeira solução a esta. Deixou-se a solução entrar em ebulição e ferver por 15 minutos.
A solução foi filtrada à vácuo, e o óxido formado foi lavado com 1mL de acetona três vezes.
Resultados e Discussão
Na primeira solução, após adicionar o sulfato de cobre (CuSO4), que tem o azul como cor característica, a solução passa a ficar amarelo-esverdeada, e se redissolve quase imediatamente, fazendo a solução ficar quase incolor.
. Imagem 1:Filtração a vácuo.
Imagem 2:Adição do CuSO4.
Imagem 3:Soluão instantes depois da adição do CuSO4
Após a adição do boráx (Na2B4O7), formou-se, imediatamente, um precipitado amarelo claro que escureceu rapidamente, adquirindo uma cor amarronzada e por fim ficando acinzentado.
Imagem 4:Mudança de cor