Sintese do cap 12 do livro administração e sociologia
Universidade Estadual do Ceará
Fortaleza - 2012
Renan Bruno Barros de Azevedo
Paulo Roberto de Menezes Lima
Leonardo Azevedo Marques
Jader Rodrigues
RESENHA DO CAPÍTULO 12 DO LIVRO SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Ceará, sob a orientação do professor João, da disciplina de Sociologia do Trabalho, 4° semestre noturno.
Universidade Estadual do Ceará
Fortaleza – 2012
Sumário
Introdução_____________________________________4
Desenvolvimento_____________________________5 - 6
Conclusão_____________________________________7
Introdução
O capítulo irá relatar as diversas fases da evolução do processo e organização do trabalho, além de permitir analisar melhor as suas transformações e desenvolvimento baseados em seu contexto histórico. Nesse sentido, busca se ter uma concepção das relações de trabalho na sociedade capitalista em que muitas delas estão ligadas à cultura, à tecnologia e à legislação dos países o que auxilia a entender todo o processo de desenvolvimento do trabalho.
Desenvolvimento
O trabalho assim como outros processos históricos teve sua origem desde os primórdios do homem e vem sofrendo constantes transformações no decorrer do tempo. Karl Marx conceitua o trabalho como a atividade que transforma a matéria-prima (insumos) em produtos para satisfação das necessidades do homem. Marx ainda define o processo de trabalho, que segundo ele pode ser composto por três elementos: O trabalho propriamente dito, o objeto em que se aplica o trabalho e os meios de trabalho( ferramentas), esses três componentes interagem