Sintese de fmp de lingua portuguesa
--- A especificidade do texto literário
É necessário propor situações em que o aluno possa aprender, trabalhando as funções, tramas e caracterizações linguísticas dos textos.
E no processo da leitura, interpretação, discussão e produção de textos que a linguagem, é usada em situações e com funções diferenciadas, onde propiciará o desenvolvimento linguístico e comunicativo dos alunos, onde os textos tem que fazer sentido para os alunos e possibilitar a compreensão e reflexão critica sobre a sociedade. Os alunos devem utilizar suas hipóteses de escrita para que através do contato frequente com a língua, avancem podendo usar suas próprias palavras, e fazer suas criticas positivas ou negativas em relação o que eles leem e assim compreendendo o sistema alfabético. Escrever a partir de suas hipóteses, não é muito fácil para os adultos, quanto mais para criança, então cabe ao professor planejar situações de aprendizagem, que tenha significados, que promovam conflitos explorando a inteligência de cada um, tendo assim um domínio d língua. “O texto é o único lugar onde se pode trabalhar cognitivamente, pois só dentro dele as regras e convenções ganham sentido.”
Ao se trabalhar com vários textos, regata-se o uso social da leitura e da escrita, trazendo para salas de aula discussões atuais que fazem parte da realidade do seu dia a dia. Assim eles aprendem que interpretar os textos e o mundo na ótica do mundo letrado. Existem vários tipos de textos, pois há vários tipos de leitores. Para aqueles que estão iniciando tem histórias com letras grandes e um frase em cada folha, e um desenho grande, que possa chamar a atenção de quem o ler. O processo de ensino aprendizagem não visa cumprir formalidades, dar a resposta certa, más adquirir uma nova visão de mundo, podendo questionar e fundamentar concepções. O educador deve propor situações que envolvam a aprendizagem do sistema alfabético e a leitura e escrita de textos de uso social.