Sintese de Aspirina
Departamento de Química
Disciplina de Química Experimental Geral
Síntese de um Analgésico
(Experimento realizado no dia 26 de maio de 2014)
Profº Dr. Kleber Thiago de Oliveira
São Carlos,
Maio de 2014
Introdução
Os analgésicos são compostos comumente presentes no cotidiano da população por aliviarem a dor sem causar inconsciência. A substância mais utilizada para esse fim é o ácido acetilsalicílico (conhecido também como aspirina) que além de aliviar a dor atua como antipirético, anti-inflamatório, anti-reumático e previne a formação de coágulos arteriais. O objetivo dessa experiência é a síntese do ácido acetilsalicílico a partir da reação de esterificação de um fenol. A esterificação é um processo que visa a obtenção de ésteres a partir da substituição de um grupo hidroxila (-OH) de um ácido orgânico por um radical alcoxíla (-OR). O procedimento mais comum é a reação de um ácido carboxílico com um álcool, tendo um éster e água como produtos.
Conceitos fundamentais como a esterificação de anidridos, aquecer um sistema reacional utilizando banho-maria, manuseio e tratamento de vidrarias, efetuar filtração a vácuo foram utilizados e apresentados para realização da reação.
Procedimento Experimental
Em um papel de filtro, foi pesado, utilizando uma balança eletrônica com limite de erro de 0,001g, cerca de 1,000g de ácido salicílico que foi vertido em um erlenmeyer com capacidade de 25mL. Em seguida, em um capela de exaustão, foram acrescentados 2,5mL de anidrido acético e 5 gotas de ácido fosfórico ao sólido contido no erlenmeyer.
Após isso, colocou-se o sistema em banho-maria com agitações ocasionais. Após aproximadamente 15 minutos, utilizando uma proveta com capacidade de 10,00mL e limite de erro de 0,05mL, acrescentou-se lentamente 2,00 mL de água destilada gelada, mantendo o sistema reacional no banho-maria por mais 30 min após o acréscimo da água. Retirou-se o sistema do